quinta-feira, 30 de abril de 2009

Falando a minha língua...


Olá queridos colegas estudantes de administração! Navegando na net encontrei este conto que é muito interessante e nos faz refletir sobre um requisito básico para um bom gestor nos dias de hoje: A visão holística...boa leitura!

O CONTO DO SÁBIO DISCÍPULO



Naqueles dias o conselheiro do reino havia falecido, o rei então pediu que chamasse três mestres da sabedoria, e que cada um trouxesse o seu mais perfeito discípulo. Quando foram postos frente ao trono, o rei então lhes contou:

- Um de vós, sábios! Será o meu novo conselheiro, no entanto preciso descobrir qual entre vos é o mais aconselhado. Farei isso designando uma tarefa aos seus discípulos, aquele que apresentar o melhor desempenho, desvendará o nível de sabedoria de seu mestre, o mais sábio entre vós ficará com o cargo, e ambos serão recompensados com poder e ouro pelo resto de suas vidas. Quanto aos outros, serão dispensados. Na minha filosofia, o discípulo mais sensato é de fato o que possui o mestre mais sábio.
Em seguida o rei ordenou aos guardas que tirassem os mestres da sala, e disse aos discípulos:
- Eis a tarefa; eu quero que contem quantas pedras há no lago do sol, onde serão levados. Vocês terão uma noite completa para contá-las, e ao nascer do sol, acompanhado de vosso mestre, estarei no lago em busca de resposta. Aquele que acertar ou mais se aproximar do resultado, será o vencedor. Lembrando que nenhum de vocês terá contato com o seu mestre até que termine a tarefa.

O primeiro discípulo então passou a noite no lago do sol... Logo de manhã o rei chegou acompanhado de seu mestre e caminhando na direção do soldado que o vigiava, perguntou:

- O que esse fez para contar as pedras? - Mergulhou diversas vezes e as colocou na beira, assim como podes observar majestade. Disse o soldado. O rei virou-se e caminhou na direção do discípulo:

- Quantas pedras há no lago? Quis saber.

- Majestade, eu preciso de mais tempo! Há muitas pedras lá em baixo.

- O seu tempo terminou. Disse virando-se novamente e saindo de sua presença, o discípulo passou a segui-lo insistindo em dizer-lhe a resposta, porém foi impedido pelos soldados.

Ao escurecer o segundo discípulo foi levado ao lago, esse imediatamente mergulhou na água e começou a contar as pedras. Assim fez durante a noite inteira.

No raiar da manhã o rei chegou seguido de seu mestre e perguntou ao soldado:

- O que esse fez para contar as pedras?

- Mergulhou por diversas vezes na água e as arremessou para fora, assim como podes observar majestade.
- Quantas pedras há na lago? Perguntou ao discípulo.

- Majestade a minha intenção era retirar as pedras para depois contá-las, porém acabei esquecendo-se das horas e não as contei! Solicito que me perdoe!

- Não há motivo para se desculpar. Disse o rei se retirando.

No final da tarde o terceiro discípulo foi deixado no lago, entretanto esse ao invés de entrar na água, sentou-se numa enorme pedra quadrada que estava próxima a beira e passou a meditar. Passada algumas horas de meditação, deitou-se sob ela e dormiu. Pela manhã o rei chegou escoltado de seu mestre, e pra sua surpresa viu o discípulo dormindo, impressionado perguntou ao soldado:

- O que esse fez para contar as pedras?

- Nada alteza! Contestou o soldado indignado. Passou a noite inteira dormindo, nem se quer entrou na água, assim como podes observar majestade. Em seguida ordenou ao soldado que acordasse o discípulo e o interrogou:

- Quantas pedras há no lago?

- Sete mil pedras majestade. Respondeu tentando abrir os olhos.

- Ora, como podes dizer-me que há essa quantia se nem ao menos molhou a sua mão?

- Ora, como podes aplicar-me uma tarefa se nem ao menos sabes a solução?

- Homem sábio é o seu mestre! Gritou o rei. Veste esse varão com a vestimenta mais cara do reino, prepara também o seu tutor e traga-os em minha presença! Quantos aos outros, dispensa-os.

Nenhum comentário: