sábado, 29 de maio de 2010

País da Copa

Mais uma copa do mundo, esperanças renovadas, corações a mais de mil. É BRASIL rumo ao Hexa!!!! Convido você a conhecer um pouco sobre o país que sediará a copa: a África do Sul. Vamos nessa!!


Política













A África do sul foi marcada pelo regime do Apartheid nos anos de 1948 a 1994.
O Apartheid segregou social, política e economicamente os negros. A minoria branca manteve o domínio durante esses anos. A maioria negra, não tinha direito ao voto ou representação no parlamento. Existia uma organização política negra e era representada por Nelson Mandela, líder do Congresso Nacional Africano (ANC), porém foram considerados ilegais durante quase 50 anos. Em 1990, sob o governo do presidente Klerk, as coisas começaram a mudar e as organizações antiapartheid foram aceitas e Nelson Mandela liberto. Em 1994, o Nelson tornou-se o primeiro presidente negro daquele país.

Geografia





















A África do sul localiza-se no extremo sul do continente africano. Tem uma área de 1.221.037 km2 e tem aproximadamente 50 milhões de habitantes. 70 % da população é negra; brancos descendentes de holandeses e ingleses, que respondem por 13%, euroafricanos, representam 13%; indianos, 3%; e outras etnias, 2% (Dados do brasilescola.com).


Economia

A economia está ligada à prestação de serviços, indústria, além dos setores primários, como o extrativismo mineral e a produção agropecuária.
O território abriga em seu subsolo uma grande quantidade de minérios, e destaca-se na produção de carvão mineral, manganês, ferro, cobre, platina, diamante, ouro e urânio, riquezas que são fundamentais para o desenvolvimento industrial. Outra fonte de receita de grande importância é a atividade turística desenvolvida na Savana, conhecida como safári, além do turismo urbano, especialmente na Cidade do Cabo.

Língua

Línguas oficiais: Inglês, zulu, xhosa, suázi, ndebele, seSotho do sul, seSotho do norte, tsonga, tswana, venda e afrikaans.


Cultura
















Música, dança fazem parte desse povo, que apesar de todos os problemas é feliz.

Problemas

A África do sul sofre com a violência. Segundo as Nações Unidas, o país é o primeiro em assassinato com armas de fogo. A insegurança fez surgir nas cidades da África do Sul condomínios fechados. Outro grande problema é o avanço da AIDS no país, são cerca de 5 milhões de infectados. A doença tem dizimado um número elevado de pessoas, por essa razão existem, aproximadamente, 1,2 milhão de órfãos. Segundo estimativas, em 2025 o número de habitantes do país deverá diminuir, resultado da epidemia de AIDS que assola a nação.

Culinária


Tem de tudo. Crocodilo, larva, javali... é tudo bem exótico!! Mas também pode-se encontrar restaurantes que sirvam comida italiana, japonesa. Ainda bem! rsrsr. A África do sul tem vinhos apreciados mundialmente. Apesar de produzi-los desde o século XVI, só teve abertura para esse mercado após o fim do Apartheid.

Bandeira



A
bandeira da República da África do sul foi adotada a 26 de abril de 1994. Em seis cores (preta, amarela, verde, branca, vermelha e azul), a bandeira da África do Sul apresenta no centro um "Y" deitado. Este "Y" simboliza a convergência em uma só nação, após o regime de apartheid. A cor vermelha simboliza o sangue. A cor azul representa o céu. O verde simboliza a terra da África do Sul coberta por rica vegetação. A cor preta representa os cidadãos negros e o branco os de cor branca. A cor amarela simboliza o ouro, minério muito presente em solo sul-africano. As cores também podem ser atribuídas a unão dos povos que fizeram parte da história da África do Sul. As cores preta, verde e amarela faziam parte da bandeira do Congresso Nacional Africano (partido que representava a maioria negra na época do apartheid). Já as cores vermelha, azul e branca fazem parte das bandeiras do Reino Unido e Holanda (países que colonizaram a região no passado).

Fonte: Wikipédia, Revista Escola, Brasilescola.com, guia áfrica do sul uol.

Nenhum comentário: