terça-feira, 8 de setembro de 2009

Dicas de etiqueta: Disposição dos talheres, copos e pratos à mesa

Olá meninas... e meninos... why not?? Passando para falarmos um pouco sobre etiqueta. Vamos conhecer os acessórios de um jantar chic. Você pode pensar: " Isso não faz parte da minha vida..." Nunca se sabe!!
Imagine que de repente você é convidado para um jantar desses e aí??
Pensando nisso, trouxe para gente uma noç
ão básica de como é feita a disposição dos talheres, copos e pratos para um jantar clássico e como usá-los sem medo. Vamos lá?


  • Primeiramente, apresento-lhes os talheres, copos e pratos:

Não tem segredo: Apenas preste atenção a ordem em que são colocados os talheres. Use primeiro os de fora para dentro. Observe que as facas estão todas ao lado direito dos pratos junto com a colher. Os garfos ficam sempre posicionados à esquerda dos pratos. Acima ficam os talheres da sobremesa. Ao lado ficam as taças.

  • Detalhes:

  • Guardanapo:
Localização: sobre o prato ou ao lado dos garfos à esquerda.

Logo que chegar a refeição, coloque o guardanapo, geralmente em tecido, sobre o colo. Dependendo do tamanho, abra-o totalmente ou deixe-o dobrado ao meio. Sempre que for usar qualquer um das taças, copo ou cálice use-o para enxugar a boca , evitando assim que suje a taça . Quando terminar o jantar, coloque-o ao lado esquerdo do prato, do jeito que estiver ou seja você não precisa dobrá-lo para colocar à mesa.


  • Facas e colher:
Localização: Ao lado direito dos pratos.

Geralmente, serve-se uma sopa, caldo ou consommé de entrada. Então utiliza-se a colher que está à direita das facas.
A faca que está ao lado esquerdo da colh
er, é para cortar peixe e junto ao prato, temos a faca de cortar carne.

  • Garfos:
Localização: À esquerda dos pratos.

Da mesma forma que utilizou as facas, deve-se usar os garfos: De fora para dentro. Logo, o garfo mais distante dos pratos serve para comer o peixe; e o garfo próximo ao prato é utilizado para a carne.

Obs: Em alguns ja
ntares, você observará a presença de mais um garfo próximo ao prato, esse é maior que os demais e serve para comer a salada, quando servida.


  • Pratos:
Localização: ao centro.

Bom, os pratos já estão dispostos na ordem em que a comida for servida. Por exemplo se for servida uma sopa o primeiro prato será fundo. Quando a pessoa termina de comer, o garçom leva
o prato e o talher usado, trazendo o próximo prato com a refeição que você irá comer com a próxima sequência de talheres, e assim sucessivamente. O último prato, geralmente diferente dos demais, é chamado de sous-plat ou Suplá ou descanso de prato. Serve para dar beleza a mesa.

  • Taças:
Localização: Acima das facas.

Na taça menor é servido o
vinho branco, que acompanha o peixe; Na taça média é servido o vinho tinto, que acompanha a carne e na taça maior é servida água, sucos ou refrigerantes. Em alguns casos pode aparecer uma taça para champagne.Se você estiver usando batom, deve removê-lo com um guardanapo de papel. É deselegante deixar marca de batom nas taças! Lembre-se: a haste longa das taças, servem exatamente para que você possa segurar nela e por favor não levante o dedinho !!

  • Talheres de sobremesa:
Localização: Acima dos pratos.

Os talheres de sobremesa, também seguem a ordem e apresentam-se da seguinte forma: Colher
com o cabo voltado para a direita; garfo com o cabo voltado para a esquerda. A faca serve para passar a manteiga no pãozinho que fica sobre o prato acima dos garfos. Quando terminar a sobremesa, coloque a colher sobre o prato e não dentro da taça de sobremesa.

  • Não esqueça: A faca que estiver sendo utilizada não deve ficar no prato apoiada na mesa. O local correto é sobre a borda do prato, acima.




  • Não esqueça: Quando terminar a refeição, coloque os talheres dessa forma um ao lado do outro dentro do prato.



  • Não esqueça: Segure o garfo sempre com a mão esquerda independente de você ser canhoto ou não. Faca ou colher, sempre com a mão direita independente de você ser destro ou não.

É isso! Espero que eu tenha ajudado!!

Beijinhos Nidily

Um comentário:

Anônimo disse...

ADOREI SUAS DICAS ALGUMAS EU JÁ SABIA MAS OUTRA INTERESSANTES EU APRENDI E OLHA EU JÁ NASCI PARA ISSO SOU CANHOTA NAO TEREI PROBLEMAS COM O GARFO OU COM A FACA! TANK YOU!!!